Existem exercícios de fortalecimento dos dedos da mão esquerda fora do contrabaixo?
Há, mas não acredito que a utilização desses exercícios seja um consenso contrabaixístico, porque perguntei sobre isso para vários colegas contrabaixistas. A maioria não faz nada além de alongamentos. Os que fazem exercícios de fortalecimento para os dedos e as mãos (sem o contrabaixo), me deram algumas dicas:

a) Em frente à parede, mas um pouquinho afastado dela, apóie as pontas dos dedos das duas mãos (dedos arredondados, com as mãos em forma de “conchinha”) na parede. Flexione ligeiramente o corpo em direção às mãos, como se fosse uma flexão de braços, só que feita em pé. Isso fará com que o peso do seu corpo vá para os dedos, fortalecendo-os com a continuidade do exercício. No início, faça poucas repetições de curta duração. Conforme o seu condicionamento físico for melhorando, vá aumentando o número de repetições e a duração do exercício;
b) Faça exercícios de abrir e fechar as mãos com uma bolinha macia, aumentando o número de repetições e a duração do “amasso”, conforme adaptação aos exercícios e melhoria do condicionamento físico;

c) Faça o mesmo exercício acima, mas com um “aparelhinho” próprio para isso, usado pelos guitarristas.

Esses aqui também servem para a coordenação motora:

d) Grude os cotovelos na lateral do corpo e feche as mãos com os polegares voltados para você. Abra e feche as mãos, fazendo um movimento de “L” com dedos juntos, sem dobrar os pulsos, mantendo os polegares “fechados”, de forma que só os outros quatro dedos das mãos “estiquem”. Fazer várias repetições, de forma bem “articulada”. Com o condicionamento, acelerar os movimentos.
e) Depois, “estique” cada dedo separadamente, fazendo um movimento de “L”, sem dobrar os pulsos e não se esquecendo de exercitar também os polegares. Fazer várias repetições, de forma bem “articulada”. Com o condicionamento, acelerar os movimentos.

OBS: Os dedos das duas mãos se “encontram” toda vez que forem esticados para o lado (base do “L”), e ficam paralelos toda vez que forem esticados para cima (lateral do “L”).

O uso de elásticos também fortalece os dedos das mãos. A bolinha fortalece, priorizando o movimento de fechar as mãos. O elástico fortalece, priorizando o movimento de abrir as mãos.

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »