Uma das outras preocupações iniciais do contrabaixista, que faz par com as bolhas, é o aparecimento dos calos e o tempo necessário para isso.
O calo é uma defesa a longo prazo da pele aos constantes ataques de elementos estranhos à sua natureza.
Assim, quando você assustou os seus dedos com o contrabaixo acompanhado de suas cordas de grosso calibre, as bolhas surgiram.
Agora, é a vez de o seu organismo proteger de verdade os seus dedos! Calo neles!
Se o contrabaixo tem cordas para “defendê-lo”, nada mais natural que você tenha bolhas ou calos para defender você… Mundo cão; contrabaixo cão.
O tempo necessário para o aparecimento dos calos varia de contrabaixista para contrabaixista.
Eles costumam surgir após sucessivas bolhas curadas, quando a pele que nasce por baixo delas vem cada vez mais resistente, ou quando a pele vai ficando mais seca e resistente mesmo sem bolhas.
Eventualmente, os calos dão umas fisgadinhas doídas e rápidas, mas isso dá e passa sem traumas.
Até hoje, desconheço relatos de contrabaixistas dissidentes por causa disso, embora haja muitas desistências por causa do polegar direito e mais ainda por carreiras como a medicina, informática, direito…
Existem contrabaixistas felizardos que não apresentaram episódios de bolhas e/ou calos na vida contrabaixística.
Se você não faz parte do seleto clube dos sem-bolhinhas, junte-se a outros bons contrabaixistas e seja um melhor, mas de outro clube: o dos bolhudos e/ou dos caludos…
Os calos, quando aparecem, têm caráter mais permanente. Quero dizer com isso, eles são eternos enquanto durar o seu estudo…
Ao invés de serem uma preocupação ou um problema, os calos devem ser encarados como um alívio, pois permitem que você estude ou toque pelo tempo que desejar, sem deixar que o dedo crie bolhas.
Agora, se você passar dois meses na malandragem contrabaixística, os calos também te acompanharão nessas férias: descamarão na moranga, e bobó, digo babau calos!…
Os cuidaditos com os casquitos são iguais aos com as bolhas: amor, carinho, e distância de dentes, alicates de unha e das férias prolongadas.
Para atenuar o visual- às vezes arrepiante- dos dedinhos calejados, aqui vão algumas dicas opcionais:
1) Mantenha as cordas do seu contrabaixo limpas. Calos encardidos são sinônimo de contrabaixo sujo;
2) Uma lixa de unha comum costuma alisar bem o ouriço humano mas, dependendo do caso e da necessidade, uma lixa de pé funciona maravilhosamente melhor.
Só não use a bonitinha em público, porque é algo que beira o grotesco, certo?
Não se esqueça de que as pessoas já acham o contrabaixo um instrumento dinossáurico. Aí um dia você aparece com os dedos arrebentados de bolhas; num outro, você tira da mochila uma lixa de pé para amaciar os estragos dos calos… E a imagem do instrumento, como fica?
Não adianta eliminar a concorrência dessa forma porque você, como contrabaixista, precisará de um público que te assista por admiração, não por pena.
E se é para eliminar a concorrência, vá mostrar as suas bolhas sangrentas e seus calos cascudos e horrorosos para os colegas de escola de música que ainda não se decidiram por um instrumento, ora bolhas!
Calo para sempre… sobre isso!

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »