a) Uma pessoa que trabalha oito horas por dia precisará ver se terá disposição para estudar o contrabaixo regularmente depois do trabalho;
b) Um estudante precisará ver se terá uma brecha para o estudo regular do instrumento. Se for época de pré-vestibular, a situação será ainda mais complicada.

Não se esqueça de contabilizar o tempo que você usualmente fica fora de casa e também o deslocamento para estudar caso você não tenha o contrabaixo em casa.

Caso você se enquadre nos modelitos acima e queira estudar contrabaixo para que ele seja uma atividade de lazer ou mesmo para diminuir o estresse natural da vida, converse com o seu futuro professor, e seja franco com ele. Muitos professores e muitas escolas de música não aceitam alunos com esse tipo de objetivo, e isso evita aborrecimentos “multilaterais” no futuro.

Para quem só pode estudar um instrumento nos intervalos de almoço no trabalho ou escola, talvez uma sugestão seja optar por um instrumento portátil como um violão, uma flauta-doce ou mesmo o canto.

Para os que só têm a noite para estudar, o contrabaixo com surdina (objeto baratinho, que abafa o som do instrumento) não causa desavenças com os vizinhos, desde que o estudo se amolde a um horário “tolerável”, é claro!

No início do estudo você precisará de, no máximo, meia hora de estudo por dia, mas esse tempo vai aumentando gradativamente, conforme a adaptação ao instrumento e a modificação das exigências técnicas por parte do seu professor.

Dependendo dos seus objetivos, um mínimo de duas horas de estudo por dia (5 a 6 vezes por semana), é aconselhável. Isso só para o contrabaixo, fora as outras matérias, ouvir e/ ou tirar músicas, etc.

Se você não vai ter tempo para isso, talvez seja interessante assumir o contrabaixo como um hobby (não sem antes falar sobre essa possibilidade com o seu futuro professor) ou trocar de instrumento, mesmo que temporariamente, mas se manter perto da música até a situação permitir que você estude contrabaixo.

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »