Acho muito importante aproveitar essas oportunidades de fazer cursos para dar uma “reciclada” nos ânimos musicais, sabe?

Quando a gente estuda com um(a) professor(a) regularmente, penso que os cursos de férias funcionam como uma “traição” autorizada… Por isso, a gente tem que aproveitar bem a pulada de cerca…

Gostaria de falar um pouco sobre as “propostas” dos cursos de férias, certo?

Um curso de férias nunca vai ser igual a um curso regular. Nele você estará para conhecer ou continuar um trabalho com um(a) professor(a), mas de forma bem mais light para todos, porque o(a) professor(a) também dá aulas regulares em algum lugar e/ou para alguém, e também quer relaxar um pouco.

De um modo geral, ele(a) tentará abordar poucos problemas técnicos e/ou musicais (pouco som, vibrato ruim, desafinação excessiva, ritmo impreciso, etc.) e contrabalançará isso valorizando também as qualidades do(a) aluno(a) (facilidade para “pegar” rápido os toques, mão bonita, boa afinação, etc.).
Isso elevará a sua autoestima contrabaixística, até porque um curso regular funciona quase como um casamento: as qualidades, com o tempo, frequentemente deixam de ser ditas…
Mas, como já disse, você estará com o(a) amante, certo? Então é hora de mostrar todo o seu potencial e ser elogiado(a) por isso!

Como o tempo desses cursos de férias é curto, de 3 a 15 dias, não há tempo hábil para trabalhar tooodos aqueles problemas técnicos mais profundamente.

Aproveite, então, para prestar muita atenção no(a) professor(a) tocando e também para memorizar as dicas e os elogios mais importantes, porque é aí que está o pulo do gato: é isso que você aproveitará para você, tanto para tocar, quanto para te dar força para suportar as eventuais e inevitáveis chaturas e marasmos do estudo regular.

Os cursos de férias têm umas coisas engraçadas: sabe aquele vibrato que você nunca conseguiu fazer na aula regular? Pois é…saiba que ele a-do-ra viagens, e aparece no curso de férias…
Sabe aquela desenvoltura no arco, que seu(sua) professor(a) regular batalha com você durante anos a fio, mas que ela insiste em ter crise de timidez nas suas aulas, principalmente naquele estudo que você tava fazendo “tãaao bem em casa”? Relaxe, porque essa tarefa árdua é para seu(sua) professor(a) regular, mas você sempre será salvo, tcharan-tchan-tchan, pelooo(a) suuuper-professor(a) do curso de férias!!

Na volta à vida normal, curta os “flashbacks” das férias com aquele sorrisinho nas ideias de quem sabe que foi booom…
Pode deixar: o(a) seu(sua) professor(a) regular pode até notar que alguma coisa mudou em você, falar uma coisinha ou outra, ou mesmo fingir que nada aconteceu (“traição” é “traição”, não é?) mas, no fundo, ele(a) também estará com os flashbacks das férias dele(a) e aquele sorrisinho nas ideias de quem sabe que alguma coisa foi boa, nem que tenha sido ficar livre de você e dos seus problemas por um tempo!…

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »