Após observar contrabaixistas fazendo acrobacias variadas com a mão esquerda em posições, dedilhados e passagens onde não há necessidade de mirabolâncias contrabaixísticas, resolvi escrever sobre a forma da mão esquerda.

De um modo geral, a forma básica da mão esquerda até a primeira metade da corda é uma só, e outra na segunda metade, e só.

Quero dizer com isso que, sendo assim, não existe uma posição de mão esquerda exclusiva para afinar o contrabaixo, nem aquela posição específica da mão esquerda para tocar corda solta, como se o contrabaixista estivesse a se abanar do calor esfalfante do estudo diário, e nem aquele girozinho mimoso de pulso pra mudar de corda, em que o seu pulso vai passear de montanha-russa e não desce mais de lá nem com oferta de cachê artístico.

Manter a forma da mão esquerda objetivando bons resultados inicialmente é um saco, e tira muito daquele “charme” de fazer aqueles arabescos de dança árabe com a mão, e pode até parecer que a vida, na hora de estudar contrabaixo, se tornou algo monótono, repetitivo e meio parado mas, acredite, não é bem isso… Sua vida contrabaixística de tornará muito mais emocionante quando você puder tocar cada vez mais notas, rápidas ou não, de forma precisa e sem esforço.

A cada arabesco bem arabescado e a cada movimento mirabolante, rebolante, girante, estonteante e estabacante da sua mão Scherazade, você está perdendo tempo pra tocar outras notas – especialmente em passagens que exigem velocidade dos dedos e da própria mão -, além de gastar energia com movimentos desnecessários.

A energia tá sobrando? Ótimo! Então está na hora de trabalhar com o peso do braço e do corpo e não com a força das mãos! Mão esquerda com excesso de “coreografia” é sinal de mão frouxa, sem tônus muscular e condicionamento pra se sustentar na corda, entende?

Para isso, comecemos com uma regrita básica para primeira metade da corda: o dedo 2 (dedo médio) faz uma cruz com a corda, e os dedos 3 e 4 (anelar e mínimo) seguem o mesmo modelito de dedo 2. Sabe aquele ditado que diz “manda quem pode e obedece quem tem juízo”? É isso aí: dedo 2 manda e dedos 3 e 4 têm juízo.

Exemplo: na primeira corda (sol), na 1ª posição (lá dedo 1 – si bemol dedo 2 – si bequadro dedo 4): faça a cruz do dedo 2 com a corda. Apóie os dedos 3 e 4 da mesma forma. O dedo 1 fica apontado para cima, mas note que todos os dedos ficam ligeiramente curvados, e nunca retos ou chapados sobre as cordas.

Mas e o antebraço e o cotovelo esquerdos na 1ª posição? Trace uma linha imaginária do seu dedo 2 para a esquerda de seu corpo. Bem, o cotovelo ficará para “baixo” em relação a sua mão e, do cotovelo até o pulso, teremos um ângulo aproximado de 45 graus em relação à cruz que você fez com o dedo 2.

Resumindo: o cotovelo está para “baixo”, mas ele não está deprimido, e não leva o seu dedo em cruz com a corda para o mau caminho. O dedo 2 continua firme, forte, relaxado e sempre perpendicular à corda.

Como você já sabe a regrita básica dos dedos 2, 3 e 4 em cruz com a corda até a primeira metade da corda, depois é só entender que o que muda nas outras posições é o braço como um todo. Sendo assim, a angulação do cotovelo em relação aos dedos vai mudando.

Na hora de tocar corda solta, os dedos levantam para cima e não ficam de ladinho. É até ridículo escrever que os dedos levantam pra cima e abaixam pra baixo, mas é pra ressaltar que os dedos não levantam e nem abaixam para os lados…

E quando você vai mudar de corda… surpresa! Os dedos e a mão esquerda andam junto com o braço, sem vida própria! Eles se movimentam bem pouco, porque o espaço entre as cordas é bem pequeno, e eles também copiam a forma da mão e do braço que você caprichou taaanto pra fazer na corda anterior!… Com isso, não aparece aquele pulso pontudo – o da montanha-russa-, nem o pulso troncho e tímido que quer ficar abaixo do nível do antebraço e/ou da mão.

Importante: lembre-se que o peso do corpo pesa, e que cansa trabalhar com peso no ínicio, mas isso não é justificativa pra não “puxar para trás” o peso da mão e do braço em direção ao cotovelo (diagonal ao corpo). O segredo é estudar de forma gradativa, para adquirir tônus muscular e condicionamento físico aos poucos!

E que sua mão esquerda Scherazade assim o seja não pelo excesso de movimentos desnecessários, mas sim pelas mil e uma noites e dias de músicas bem tocadas e bem vividas!

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »