Texto publicado aqui

XI SEMPEM – Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG
IX EINCO – Encontro Internacional de Contrabaixistas
Goiânia, 28 de setembro a 02 de outubro de 2011

MÚSICA E PERCEPÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE
A temática do evento tem como objetivo expor possíveis percepções vinculadas à música em suas diversas formas de manifestação e utilização. Podemos questionar, por exemplo: Como a música estimula o homem e seu desenvolvimento? Quais as contribuições da Psicologia para a música e suas possibilidades de utilização? Como se dão interfaces entre música e outras artes? Como o músico percebe o (ou se percebe no) fazer musical? Que percepções contribuem para a otimização da prática de música de câmara?

Profa. Dra Claudia Regina de Oliveira Zanini, Coordenadora Geral do XI SEMPEM-IX EINCO
Profa. Dra Sonia Ray, Presidente da Comissão Artística do XI SEMPEM
Contato com a comissão científica: cientificasempem.einco2011@gmail.com
Contato com a comissão artística: artisticasempem.einco2011@gmail.com

1. SUBTEMAS DO XI SEMPEM/IX EINCO
1.1 Programação Científica: temas das mesas e das categorias de submissão de trabalhos
a. Psicologia e Performance Musical;
b. Música, Percepção e Interfaces em Artes;
c. Percepções do Contrabaixo em Câmara na Contemporaneidade;
d. Criação, Retórica e Interfaces em Música.

1.2 Programação Artística: percepções da prática da música de câmara
a. Recitais de contrabaixo em conjunto (câmara e orquestra) com contrabaixistas e demais convidados do IX EINCO / IX EINCO;
b. Recitais de música de câmara proposta pelos participantes inscritos.

2. MESAS REDONDAS
Mesa 1: Psicologia e Performance Musical
Mesa 2: Música, Percepção e Interfaces em Artes
Mesa 3: Percepções do Contrabaixo em Câmara na Contemporaneidade
Mesa 4: Criação, Retórica e Interfaces em Música

3. MINI-CURSO
The INNER GAME OF MUSIC com Barry Green (EUA)
O professor Green tem longa experiência em ministrar cursos para músicos e atores sobre preparação para performance, controle de ansiedade no palco, técnicas de apresentação em público, estudo do corpo na performance. Seu curso terá 9 horas de duração (3 horas por dia de 28 a 30 de setembro) e é aberto para todos os performers interessados (músicos e atores).

4. MASTERCLASSES (convidados já confirmados)
Contrabaixo: Fausto Borém (UFMG), Valerie Albright UNESP), Alexandre Rosa (OSESP), Ricardo Vasconcelos (UNB), Gael Lhoumeau (OSB), Jessica Valls (EUA), Barry Green (EUA), Juan Pablo Navarro (Arg).

Violoncelo: Maria Luisa Cameron (OSESP)
Viola: Carlos Aleixo (UFMG)
Música Antiga: Stella Rosa (OSESP, cravo), David Castelo (UFG, flauta doce) e Alexandre Rosa (OSESP, contrabaixo barroco)
Canto para musicais: Ana Taglianetti (MUSA BRASILIS)
Violino: Anderson Rocha (UFMT)
Clarineta: Ricardo Freire (UNB)
Piano: Francisca Aquino (DF)

5. DATAS IMPORTANTES
Submissão de trabalhos escritos e de apresentações artísticas – 01 a 14 de agosto
Divulgação dos resultados – 30 de agosto
Inscrição de participantes com apresentações artísticas e trabalhos aprovados (com garantia de publicação nos anais) e ouvintes– 01 a 15 de setembro
Inscrição de participantes com apresentações artísticas e trabalhos aprovados (sem garantia de publicação nos anais) e ouvintes– até 23 de setembro ou no evento.

6. MODALIDADES DE TRABALHOS

a. Comunicação Oral: Nesta modalidade serão aceitas submissões de relatórios de pesquisas com dados parciais ou conclusivos (introdução/revisão de literatura, metodologia, resultados, discussão de dados e considerações finais).

b. Poster: Nesta modalidade serão aceitas submissões de relatórios e projetos de pesquisa em andamento (introdução, objetivos, metodologia, resultados esperados), bem como relatos de experiência (introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão).

c. Apresentação artística: Nesta modalidade serão aceitas submissões de propostas de performance musical com duração de até 10 minutos. A preferência é de grupos com 2 ou mais integrantes.

7. NORMAS PARA ENVIO DE SUBMISSÕES (para submissão de Comunicação Oral ou Poster)
a. As submissões devem ser enviadas para cientificasempem.einco2011@gmail.com
b. A língua oficial do evento é o português.
c. O autor deve indicar claramente para qual das quatro áreas temáticas está submetendo seu trabalho: a) Psicologia e Performance Musical; b) Música, Percepção e Interfaces em Artes; c) Percepções do Contrabaixo em Câmara na Contemporaneidade e d) Criação, Retórica e Interfaces em Música.
d. O autor deve incluir o seguinte cabeçalho no topo da 1a pg., antecedendo o título: “Submeto este artigo para apreciação da Comissão Científica do XI SEMPEM / IX EINCO”.
Nome: ___________ e-mail: __________ Área temátca escolhida: _______________
e. Logo abaixo do cabeçalho, deverá ser incluída síntese da atuação profissional ou formação acadêmica (até 5 linhas fonte Times New Roman, tam. 10, espaço simples)
f. O texto a ser publicado (Comunicação Oral ou Poster) deverá ter entre 1000 e 1200 palavras (excluindo-se as referências), em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, bem como estar de acordo com as especificações do item 6 acima. As palavras-chave deverão ser apresentadas em português e ser descritores específicos do assunto apresentado no texto. O espaçamento das referências é simples com um espaço entre cada entrada.
g. As notas de texto deverão ser colocadas manualmente no final do texto (como endnotes), precedendo as referências;
h. As normas de editoração devem seguir o detalhamento abaixo;
i. A aprovação dos trabalhos é de inteira responsabilidade da Comissão Científica, ouvidos consultores ad-hoc.
j. Casos omissos serão analisados pela comissão organizadora, ouvidas as comissões setoriais.

8. NORMAS PARA FORMATAÇÃO DAS REFERÊNCIAS
Inclua somente as obras citadas no corpo do artigo. Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento justificado e seguindo as normas da ABNT/2000 (NBR 6023) e do Manual da UFG (2001), abaixo exemplificadas. Fonte Times New Roman, tamanho 12. Margens: dir 2,5cm; esq 3,0cm, sup 3,0cm e inf 2,5cm.

Livros:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.
COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research Methods in Education. 4. ed. London: Routledge, 1994.

Partes de livros (capítulos, artigos etc.)
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da Parte: subtítulo. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.
WEBSTER, Peter. R. Research on Creative Thinking in Music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Título do Artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, ano. página inicial-final do artigo.
LOANE, Brian. Thinking About Children’s Compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, 1984. p. 205-231.

Trabalhos em anais de eventos científicos:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.
DELALANDE, François. A Criança do Sonoro ao Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais… Salvador: ABEM, 2000. p.48-51.

Artigos na Internet
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Editor/Organizador. Titulo da Obra . Endereço eletrônico. Data de Acesso.
DUNSBY, Jonathan. Performance, In: MACY, Laura (ed.) The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Disponível em <https://www.grovemusic.com/shared/views/ article.html?Section=music.43819.1>. Acesso em: 08 out 2001.

Partituras Publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
MOZART, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Libretto por Lorenzo da Ponte com versão em inglês de W. H. Auden e Chester Kallman. New York: G. Schimer, 1961.

Partituras não publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Local de publicação: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra (informar o editor e ano da edição, se houver), ano da composição.
VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Casulo. Para violoncelo, piano e soprano. Partitura. São Paulo: manuscrito, 1992.
CUNHA, Estércio Marquez. Movimento para Contrabaixo e Orquestra. Partitura. (Ed. Sonia Ray). Goiânia: Editorado no Programa Finale, 2003.

Documento sonoro
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da gravação. Tipo de gravação. CD número de série. Identificação da Gravadora, ano de lançamento.
EVORA, Cesaria. Café Atlantico. CD 74321678022. BMG Brasil, 1999.

Gravações em Vídeo
TÍTULO do vídeo. Produção (direção, regência…) de Nome do Responsável. Tipo de registro (DVD, Videocassete, Filme) duração da gravação. Local de publicação: Editora ou Gravadora, ano de publicação.
ITZAK PERLMAN: in My Case Music. Produzido e dirigido por Tony DeNonno. Videocassete, 10 min. New York: DeNonno Pix, 1985.

Entrevistas não publicadas
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Entrevista de Nome e Sobrenome do entrevistador em data da entrevista. Cidade. Tipo de registro. Local.
NORMAN, J. Entrevista de José Silva em 20 nov. 1998. Chicago. Gravação em cassete. Chicago Symphony Hall.

Notas no corpo do texto sem citação literal
(SOBRENOME, ano de publicação)
Exemplo: (NORMAN, 1998)

Notas no corpo do texto com citação literal
Neste caso a citação deve vir com aspas e traduzida (se em língua estrangeira) – Sobrenome, ano de publicação. Página de onde foi tirada a citação
Exemplo: (NORMAN, 1998. p. 236).

9. TUTORIAL PARA CONFECÇÃO DE PÔSTERES
Os pôsteres deverão ter as dimensões de 90 centímetros até 1 metro (no máximo) de largura e de 1 metro até 1,20 metros (no máximo) de altura. O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam leitura a três metros de distância. Abaixo do título deverá aparecer nesta ordem: nome dos autores, unidade acadêmica, instituição de origem e endereço eletrônico.
O texto deverá conter as mesmas informações do resumo, porém de forma super reduzida, com o mínimo de texto e muitas ilustrações. Recomenda-se utilizar fotografias, gráficos e figuras com alta definição. Deverão ser utilizadas letras que permitam a leitura a dois metros de distância (tamanho médio da letra 5cm de altura).
Os pôsteres serão afixados no dia 28 se setembro a partir das 10h00 e retirados dia 01 de outubro às 10h00, em área previamente definida pelo Comitê Científico do SEMPEM.

10. NORMAS PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE PERFORMANCE
a. As propostas devem ser enviadas para artisticasempem.einco2011@gmail.com
b. A preferência é para grupos de câmara com no mínimo 2 integrantes, de acordo com o tema geral do evento, observando as percepções da música de câmara;
c. O responsável pelo grupo deve informar: nome da obra, duração, data de composição, nome do compositor, data de nascimento e morte (se for ao caso) do compositor, nome do arranjador, data do arranjo.
d. O responsável pelo grupo deve informar os seguintes dados: a) sobre cada membro do grupo: nome artístico, nome completo, instrumento, e-mail, telefone e b) sobre o grupo: um único texto de até 150 palavras apresentando o grupo e a obra a ser apresentada.
e. Um vídeo da proposta de performance deve ser postado no Youtube e o link informado na ficha de inscrição. O vídeo deve ter a versão completa da proposta com os mesmos intérpretes que pretendem apresentá-la no XI SEMPEM / IX EINCO.
f. O responsável pela inscrição deve certificar-se de que, se aprovada a proposta, todos os integrantes do grupo se inscrevam no evento até 15 de setembro ou a apresentação do grupo não será agendada.

11. VALORES A SEREM COBRADOS POR CADA MODALIDADE DE ATIVIDADES:
(A forma de pagamento e de inscrição serão informadas no site do PPG-Música/UFG, até 15 de agosto)
Atividade Valor R$
Inscrição no SEMPEM/EINCO (obrigatória para todos os participantes)
50,00
CURSO Inner Game of Music – Preparação para a performance com BARRY GREEN, EUA (opcional) – Carga horária = 9 horas (28, 29 e 30 de set 2011- 17h00 às 20h00)
30,00
MASTERCLASSS – vários instrumentistas, veja a lista de convidados no item 4, acima.
(opcional- uma taxa garante participação em duas masterclasses. Para mais que duas depende da disponibilidade de vagas quando você se inscrever)
15,00
PASSEIO a Pirenópolis, GO (cidade histórica com cachoeiras à 120 km de Goiânia)
Inclui: transporte, pousada (qtos duplos) e brunch de domingo (opcional)
150,00

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado em Música
Escola de Música e Artes Cênicas/Universidade Federal de Goiás
Campus II – Sala 217 – Caixa Postal 131, cep: 74001-970 – Goiânia – GO
Site: www.emac.ufg.br/mestrado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »