Antes de chegarmos à mudança de posição, faremos uma revisão rápida de dedilhados e posição.

Começaremos pela numeração dos dedos da mão esquerda nas regiões grave e média do contrabaixo:
Dedo 1= indicador
Dedo 2= médio
Dedo 3= anular
Dedo 4= mindinho
Polegar= polegar

No contrabaixo acústico tocamos nas regiões grave e média somente com três dedos.

Com esses três dedos temos dois dedilhados: o italiano e o germânico (ou alemão).
1) No dedilhado italiano são usados os dedos 1-3-4.
O dedo 2 passa a ser um dedo só com o dedo 3, ou seja, ele passa a apertar as cordas ou levantar das cordas, junto com o dedo 3;

2) No dedilhado germânico (ou alemão) são usados os dedos 1-2-4.
O dedo 3 passa a ser um dedo só com o dedo 4, ou seja, ele passa a apertar as cordas ou levantar das cordas, junto com o dedo 4.

Em ambos os dedilhados, o polegar funciona como uma alavanca (um apoio).
Ele fica posicionado entre os dedos 1 e 2, ou debaixo do dedo 2, sempre no meio da largura do braço, não importando em que corda você esteja tocando. Ele não fica duro, nem faz pressão em direção às cordas: é ligeiramente curvo e somente encosta no braço, se possível, com a primeira falange.

A distância entre os dedos será de um semitom, que é o menor intervalo entre duas notas na música ocidental.

1) Se você usar o dedilhado italiano, terá um semitom entre os dedos 1 e 3, e um semitom entre os dedos 3 e 4;
2) Se você usar o dedilhado germânico, terá um semitom entre os dedos 1 e 2, e um semitom entre os dedos 2 e 4.
Com isso, concluímos que a distância entre os dedos 1 e 4, em ambos os dedilhados é de um tom.

Na sua vida contrabaixística ou você será um contrabaixista que toca com o dedilhado italiano ou será um contrabaixista que toca com o dedilhado germânico.

Ambos os dedilhados são usados até a nota fá sustenido na 1ª corda (sol) com o dedo 4, quando então são usados os dedos 1-2-3 em três posições.

A colocação da mão esquerda (parada) com um dos dedilhados (italiano ou germânico) numa mesma corda resultará em 3 notas distintas, e chamaremos esse conjunto de notas de “posição”.

Se você mover a mão para os lados (para as outras cordas), com o mesmo dedilhado (italiano ou germânico), sem mexer a mão para cima ou para baixo, você continuará na mesma posição.

Concluindo: posição é o conjunto de notas que são feitas a partir do dedilhado italiano ou germânico, com a mão numa mesma altura, em todas as cordas. Cada posição tem três notas em cada corda, ou seja, doze notas no total (em um contrabaixo de quatro cordas).

Cada vez que a sua mão esquerda descer ou subir pelo braço do instrumento, você terá outras “posições”.

As posições são denominadas por um numeral ordinal (1ª posição, 2ª posição, 3ª posição, etc.), exceção feita à meia posição, que “seria” a primeira posição, já que produz as notas mais graves de cada corda, mas que é chamada assim.

A nomenclatura das posições depende do método utilizado: uns tratam cada posição por um número ordinal inteiro e outros acrescentam a esses numerais meias posições (2ª meia posição, 4ª meia posição, etc.), mas não se preocupe porque, com o tempo, você aprenderá que o mais importante é afinar, tocar e se acostumar com uma nomenclatura só, para não ficar perdido pelo braço do instrumento.

Cada vez que você passar de uma “posição” para outra, você fará uma mudança de posição.

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »