Pontas do metacarpo são aquelas “bolinhas” ósseas (articulação, junta de ossos) que ficam entre os dedos e o começo das mãos.
Imagine-se segurando um binóculo. Se você tiver um em casa, ótimo. Se não tiver, pode usar dois rolos de papel higiênico vazios ou pela metade.
Agora, mantenha as mãos descansadas e procure amoldar as suas mãos ao contorno curvilíneo do binóculo (ou dos rolos), “grudando” as palmas das mãos nele. Levante o binóculo em direção aos olhos.
Continue com as palmas das mãos grudadas nele e deixe cair os cotovelos para bem junto do seu corpo.
Quando você faz isso, suas mãos descansam sobre o binóculo e o peso dos seus braços “pesa” em direção aos cotovelos.
Essa é uma forma de segurar um objeto que é bem próxima à forma de se colocar a mão esquerda no contrabaixo.
Olhe para as suas pontas do metacarpo. Repare que elas estão suavemente posicionadas entre os seus dedos e os seus pulsos, sem elevações, tensões ou protuberâncias, exatamente como deve ser a mão de um contrabaixista.
A tensão de uma ponta de metacarpo saliente costuma vir acompanhada de um pulso “quebrado”.
Tanto um fator como ambos interrompem o fluxo do peso natural do braço, que vai das costas até a ponta dos dedos.
Esse fluxo de peso, ao ser interrompido, faz com que o peso do braço e do corpo não chegue aos dedos, que passam a usar a força para pressionar as cordas.
Contrabaixo não faz uso da força, lembrou?
Você já viu pianistas tocando com as pontas do metacarpo pontudas?
Por que contrabaixistas insistem em tocar com as pontas do metacarpo altas?

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