IV Encontro Internacional de Contrabaixistas – Milton Romay Masciadri
IV EIC – MRM – 2013
www.ufrgs.br/iveic-mrm

RECITAL DE ABERTURA

02 de Maio de 2013
Quinta-feira, 20:00h

Auditorium Tasso Corrêa Instituto de Artes da UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248 – Centro POA/RS – BRASIL

PROGRAMA:

Nino Rota (1911 – 1979)
Divertimento Concertante per Contrabasso e Orchestra (Redução para Piano)
I – Allegro maestoso
II – Marcia allegramente
III – Andante
IV – Allegro marcato

Alexandre Ritter – Contrabaixo
André Loss – Piano

Giovanni Bottesini (1821 – 1889)
Gran Duetto No. 1 em Sol Maior para dois Contrabaixos
I – Allegro
II– Andante
III – Polacca

Maria Helena Salomão – Contrabaixo 1
Alexandre Ritter – Contrabaixo 2

Georges Bizet (1838 – 1875)
Transcrição de Bernard Salles
Carmen-fantaisie (extraits de l’opéra-comique)
I – Prélude
II – Aragonaise
III – Intermezzo
IV – Les Dragons d’Alcala
V – Les Toréadors

Maria Helena Salomão – Contrabaixo 1
George Amorim – Contrabaixo 2
Walter Schinke – Contrabaixo 3
Fausto Borém – Contrabaixo 4

SOBRE OS CONTRABAIXISTAS

MARIA HELENA SALOMÃO
Iniciou seus estudos de contrabaixo na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e em seguida passou a estudar com a Professora Valery Albright em São Paulo. Aperfeiçoou-se em cursos e simpósios com professores como Ludwig Streicher, Francesco Petracchi, Jeff Bradetich, e Milton Masciadri entre outros. Atuou como professora de contrabaixo em festivais e oficinas de música em Londrina, Cascavel, Florianópolis e Itajaí, além de ministrar master class em Belém e Porto Alegre, além de participar como recitalista e debatedora no V EINCO em Goiânia em 2000. Integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná desde 1985, atua como primeiro contrabaixo neste grupo há 15 anos. Pós-graduada pela EMBAP, obteve o título de “Especialista em Música de Câmara” conseguindo nota máxima na monografia “Diferenças técnicas na execução do contrabaixo do barroco ao moderno” e atualmente ocupa o cargo de professora de contrabaixo na referida escola.

WALTER SCHINKE
Walter é natural de Estrela-RS, e iniciou seus estudos de contrabaixo na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA. Formou-se Bacharel em Música/Contrabaixo, na Universidade Federal da Paraíba em 1984. Fez especialização na Alemanha (Escola Superior de Música de Würzburg) em 1985/86. Toca em orquestra sinfônica desde 1981. Inicialmente na Orquestra Sinfônica da Paraíba – OSPB, e desde 1990, na OSPA. Atualmente integra o quadro efetivo da OSPA, onde exerce a função de Chefe de Naipe, função que se efetivou após a aposentadoria do Prof. Milton R. Masciadri em 2001. Além disso, tem ampla experiência tocando em orquestras de câmara, como na Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro – OCTSP, e desde 1996 executando a função de Chefe de Naipe na Orquestra de Câmara da ULBRA.

GEORGE AMORIM
Dr. George Amorim é Professor de contrabaixo na Universidade do Texas Pan-American. Dr. Amorim recebeu o título de Doctor of Musical Arts em Contrabaixo da University of North Texas e Mestrado da Baylor University. No Brasil, estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e na Universidade Federal de Pernambuco. Dr. Amorim
também aperfeiçoou-se com Franco Petracchi e David Sinclair, entre outros. George dedica-se também à performance do violone barroco e vienense. Dr. Amorim fundou e dirige o ¡Viva el Bajo!, uma organização que promove o ensino do contrabaixo e ajuda a inspirar e orientar jovens músicos em seus estudos.

FAUSTO BORÉM
Fausto Borém é Professor Titular na UFMG. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Contrabaixo, recebeu
diversos prêmios como solista, professor, compositor e teórico no Brasil e nos EUA. Pesquisador do CNPq desde 1994, publicou um livro, capítulos de livro e dezenas de artigos e partituras originais e transcritas de contrabaixo. Criou o Mestrado e Música na UFMG e a Revista Per Musi, considerada a mais qualificada do Brasil. Tem representado o Brasil nas convenções mundiais de contrabaixo desde o início da década de 1980. Foi Primeiro Contrabaixista do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Criou e dirige o Grupo Musa Brasilis que faz música crossover (erudito + popular).

ALEXANDRE RITTER
Alexandre é professor de contrabaixo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS desde 2000. Alexandre recebeu ambos os títulos de Doutor (DMA) e Bacharel (BMA) em Performance pela The University of Georgia – UGA. Sua formação musical e acadêmica também inclui um ano de mestrado em Performance de Contrabaixo na University of British Columbia (Canadá). Alexandre já participou de importantes cursos de música, como na renomada Academia Musicale Chiggiana (com Diploma di Mérito), em Siena, no Campus Internazionale di Musica, em Sermoneta, ambos na Itália, bem como no Banff Orchestral Program no Canadá. Além das áreas de pesquisa e ensino, Alexandre tem um constante interesse em fomentar e difundir novo repertório camerístico e solístico de música clássica para contrabaixo, através de recitais no âmbito nacional Brasileiro.

SOBRE O PIANISTA

ANDRÉ LOSS
André Loss tem atuado como solista e camerista em turnês pela América do Sul e pela América do Norte. Realizou sua formação musical e acadêmica no Brasil e nos Estados Unidos, onde obteve o seu Doutorado em Execução Musical em Piano no College Conservatory of Music em Cincinnati, OH. André Loss tocou com importantes orquestras no Brasil, ganhou vários prêmios no país, e participou do 10o Concurso Internacional de Piano Robert Casadesus, em Cleveland, OH. Recebeu o Prêmio Açorianos de melhor CD de música erudita da cidade de Porto Alegre por um CD em parceria com a soprano Adriana Zignani com obras de Schubert e Schumann. Em sua última tournê recebeu grande aclamação pública pela execução integral dos Estudos Transcendentais de Liszt. Esteve recentemente na Eastern Illinois University como professor visitante e acompanhou artistas de renome como Franco Petracchi e Milton Masciadri no Simpósio de Contrabaixistas da Universidade da Geórgia (EUA). André Loss é professor de Piano e Literatura Pianística na UFRGS.

Informações adicionais:  
ou
no Programa de Extensão do DEMUS
Instituto de Artes
Rua Senhor dos Passos, 248, sala 62
Centro – Porto Alegre/RS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »