Notícia postada no site http://musicaemtrancoso.org.br/

Dentro da programação do “Música em Trancoso 2013 “(BA), acontecerão aulas gratuitas de aprimoramento de técnica e de interpretação de diversos instrumentos, abertas a espectadores, com alguns dos mais renomados professores e virtuoses do mundo.

As masterclasses de contrabaixo serão ministradas pelo grande contrabaixista venezuelano Edicson Ruiz, membro da Orquestra Filarmônica de Berlim, e serão realizadas de 23 de fevereiro a 01 de março, das 8h30 às 11h30.

Cada classe contará com um intérprete, para traduzir as orientações do professor.

Inscrições para as masterclasses: até o dia 08/02/2013.

Grade de masterclassesinscrições, clique aqui.

Edicson Ruiz nasceu em 1985 em Caracas (Venezuela) e aos 11 anos começou a tocar contrabaixo. Seu primeiro professor e mentor foi Félix Petit, na orquestra do El Sistema, um projeto social fundado pelo músico visionário José Antonio Abreu, com o objetivo de formar e resgatar a juventude venezuelana através da música, cujo nome oficial é Fundación del Estado para el Sistema Nacional de Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela(FESNOJIV).

Aos 15 anos, ganhou o primeiro prêmio da Sociedade Internacional de Baixistas, em Indianápolis, EUA, tornando-se o vencedor mais jovem na história dos concursos da organização. Logo em seguida, participou de cursos ministrados por Janne Saksala e se tornou o mais jovem bolsista da Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim, onde estudou com Klaus Stoll.

Ainda durante os estudos, Edicson Ruiz foi nomeado membro da Filarmônica de Berlim, tornando-se não apenas o primeiro músico sul- americano, mas também o mais jovem membro na história da orquestra.

Desde então, participou de turnês com a Filarmônica, e, como solista ativo, tocou em várias outras orquestras, além de apresentar recitais em diversos países, incluindo sua terra natal., Também gravou ao vivo para inúmeras emissoras de rádio e televisão na Europa, América do Norte e do Sul.

É ainda membro do sexteto de contrabaixos da Filarmônica de Berlim e participa do projeto educacional da orquestra chamado zukunft@BPhil.

Composições escritas e apresentadas por ele incluem obras notáveis como “D K Son”, “Escenas del Sur”, para viola e contrabaixo, e “Boves y Bolivar”, para baixo cantante, contrabaixo e piano de Efrain Oscher, assim como os concertos para contrabaixo do  venezuelano Paul Desenne e do trompista e compositor mexicano Arturo Pantaleón.

O governo  venezuelano presenteou o jovem Edicson Ruiz em 2002 com a “Orden José Félix Ribas” por uma juventude exemplar. Um ano mais tarde, foi eleito um dos Dez Jovens Sobressalentes da Venezuela pela Junior Chamber International. Atualmente, tem aulas particulares com o celista Anner Bijlsma.”

Biografia extraída do site http://musicaemtrancoso.org.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »