O estudo técnico é sempre importante e essencial, mas não somos maquininhas de tocar notas, especialmente nas músicas que “precisam” de um algo a mais…

Marco “Brody” Delestre, grande contrabaixista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, se envolve tanto no que toca que, às vezes, não sabe se está tocando com os dedos ou com o coração!

Para ele, todo dia é dia de descobrir algo novo na mesma música, já que nunca contamos a mesma história exatamente do mesmo jeito e, assim como o compositor passou por vários momentos ao escrever sua obra, os intérpretes também passam por vários momentos ao tocá-la, e dão continuidade a ela.

O importante do estudo é a finalidade. Pra que estudamos tanto cordas soltas, escalas, métodos, etc.? Para termos a liberdade de fazer Música pois, segundo Delestre, “se nos concentrarmos apenas nas notas e técnicas perfeitas, em pouco tempo não existirá mais prazer em tocá-las!”.

Delestre cita um dos ensinamentos do lutador Bruce Lee, que dizia: “Eu não me preocupo com quem treina mil chutes diferentes, mas sim com quem treina mil vezes o mesmo chute”.
Com isso, ele aprendeu que, “quando nos dedicamos com o coração, vamos descobrir muito mais coisas, pois aqueles que querem muito de uma só vez nunca terão tempo suficiente para descobrir os mistérios que se escondem por trás da arte que escolhemos, seja ela qual for!”.

E, com essas descobertas, a música se torna intensa (plena) e transborda toda a sua emoção, que é a nossa razão de existir!

Nossos agradecimentos contrabaixísticos ao Marco “Brody” Delestre, que está tocando no vídeo abaixo, e que tem um canal no Youtube muito bonito! clique aqui

Licença Creative Commons

Geladeira Contrabaixistica by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »