Além do contrabaixo próprio, alugado, emprestado, etc, e se o seu professor utilizar, você precisará comprar 01 arco. Existem dois modelos de arco:

a) Arco modelo francês;
b) Arco modelo alemão

O arco de modelo francês tem o talão (aquele retângulo preto, que fica perto da mão) estreito, e você vai segurá-lo com a palma da mão direita voltada para baixo, como um violoncelo.
O arco de modelo alemão tem o talão largo, e você vai segurá-lo com a palma da mão direita voltada para cima.

Antes de comprar, veja com seu professor com qual modelo de arco que ele toca e ensina. Se você for estudar no contrabaixo da escola, provavelmente não precisará comprar um arco logo no início, mas será conveniente tê-lo mais tarde.

Se o seu professor não utilizar o arco para tocar, ele o fará somente com os dedos. Isso se chama “pizzicato”, e você tocará “pizzicato” ou “em pizzicato”, técnica amplamente usada em música popular e no jazz.

Outros acessórios úteis:
c) Resina para contrabaixo

Veja com seu professor a(s) resina(s) de preferência, pois existem marcas e qualidades diferentes.

A resina serve para “colar” a crina do arco na corda. Sem resina, a crina não tem aderência, por ser muito lisa. Se você não usar arco, também não precisará de resina. Uma resina demora muito a acabar e deve ter uma duração mínima de uns quatro anos.
Se você estudar no contrabaixo da escola, e ela tiver resina, você não precisará comprá-la logo no início, mas será conveniente tê-la mais tarde.

Depois, se o seu professor utilizar, você precisará comprar:
d) 01 banco de madeira, de metal, estofadinho ou não, etc.

Veja com seu professor a altura ideal que servirá para o tipo de técnica que ele utiliza. Existem contrabaixistas que tocam em bancos altos, em bancos baixos ou sem banco.
e) Um espelho com medidas aproximadas de 50 a 60 cm de largura X 100 cm de comprimento.
Se você tiver espaço para estudar, essas medidas podem ser menores.
OBS: Com pouco espaço é preciso estudar mais perto do espelho, para que você consiga enxergar o todo. Por isso, ele deverá ser grande;
Com muito espaço, você poderá estudar mais distante do espelho e ter uma visão mais abrangente do contrabaixo e de você. Assim, o espelho não precisa ser grande.

Acessórios úteis opcionais:
f) Borrachinha para o contrabaixo não deslizar;
g) Afinador;
h) Metrônomo.

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »