Acabo de achar um ótimo blog dos nossos primos violoncelos, o Violoncelos de Maceió.
Nele, li alguns posts muito interessantes também para nós, contrabaixistas antenados com o mundo das cordas e da Música sem preconceitos.
Vou copiar aqui alguns trechos do post “A Arte da Articulação”, só para dar um gostinho mix de violoncelo com contrabaixo na curiosidade de vocês.
No restante do texto -que não foi postado aqui- o professor de violoncelo Felipe Brandão, escreve sobre como usar antebraço, cotovelo, ombro e o arco inteiro, pontos a serem observados e analisados e tem até esta imagem sobre os pontos de articulação do corpo humano:
“Um assunto particularmente importante para um bom estudo de Violoncelo trata-se das Articulações.
No dicionário, articulação é a junta entre dois ossos ou cartilagem no esqueleto de um vertebrado; também significa o ato ou efeito de articular, ou seja, unir-se, ligar-se, pronunciar uma sílaba ou palavra, ou frase, e “pronunciar” em música consiste em tocar ou cantar uma melodia, ou frase musical.
Como o Violoncelo é um instrumento basicamente melódico a pedagogia violoncelística pelo o estudo da articulação é de vital importância, por isso mesmo que o “Violoncelos de Maceió” levanta esse assunto para discussão.
Primeiramente o que um Violoncelista precisa saber para articular bem é está “solto” ao seu instrumento. Conhecer seus pontos de tensões, se no ombro, se no cotovelo, se no peito ou pescoço, enfim, saber tocar com menos esforço.
Mesmo os Celistas mais “relaxados”, corporalmente falando, precisam ter ciência de seus pontos de tensão.
Após isso, o primeiro exercício a fazer é relax os ombros fazendo movimentos circulares, inspire para suspendê-los e expire quando você deixa cair os ombros, e relaxe, levante o braço e deixe que o próprio peso o faça descer, sempre inspirando e expirando, gire a cabeça suavemente para relaxar o pescoço, sucessivamente respire fundo.
Estes exercícios iniciais nos ajudam a entender melhor como funciona o nosso corpo ao executar certos movimentos no violoncelo posteriormente. (…)”

Para ler o texto todo clique aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »