Achei essa definição de contrabaixo no ótimo site www.concertino.com.br, escrita por Elza Costa, tendo como fonte a Enciclopédia Mirador Internacional.

É o maior e o mais grave dos instrumentos da família dos violinos. Atualmente é mais usado com quatro cordas e com a chamada afinação alemã em quartas, isto é, do mais grave para o mais agudo: mi1, lá1, ré2 e sol2, que ressoam à oitava inferior das notas escritas. Sua música é escrita nas claves de fá na quarta linha, dó na quarta linha e raramente na de sol. Suas cordas são de aço. Emprega dois tipos de arco: um parecido com o do violoncelo, porém mais pesado, e outro chamado dragonetti, derivado do nome do grande contrabaixista da escola bolonhesa Domenico Dragonetti (1763-1846). 
Entre os efeitos notáveis do contrabaixo estão os pizzicati, a ponto de na música popular só ser tocado dessa maneira, dispensando o arco. 
O contrabaixo aparece no século XV como baixo da família dos violinos, embora haja quem o considere último representante da família das violas, pois delas conservou as espaldas caídas, o fundo chato, as costilhas muito largas, adotando mais tarde a forma dos ff – aberturas ou orifícios harmônicos. Foi Giovanni Bottesini (1821-1889) quem, além de introduzir um modelo de arco nos moldes do usado no violoncelo, adotou a empunhadura dos violoncelistas. A partir do século XVII, generalizou-se o emprego das aberturas dos ff, como os do violino, bem como a cabeça ou voluta onde ficam as cravelhas que são mecânicas. As medidas do instrumento são variáveis. Geralmente tem em média 1,80m de altura total. Hoje só se emprega a afinação em quartas. É o único instrumento transpositor da família dos violinos. 
Na orquestra moderna, o contrabaixo adquiriu relevo maior, deixando de representar apenas o reforço, a uma oitava inferior, das partes escritas para o violoncelo. Domenico Dragonetti desenvolveu a técnica do instrumento e o transformou em instrumento solista. A primeira composição em que o contrabaixo é de fato solista é o Sexteto (1787) de Luigi Boccherini (1743-1805).  
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »