Só hoje vi esta notícia aqui e também a do concurso para professor de contrabaixo em Manaus (post anterior a este)… Penso que vale a pena repassá-las para a gente ficar sabendo o que anda acontecendo de contrabaixístico pelo Brasil… Nós, contrabaixistas, vivemos muito isolados uns dos outros…

Seleção de músicos para o Neojibá

Texto publicado em 25 agosto, no Guia do Ócio por Marina Teixeira.

Teatro Castro Alves - Praça 2 de Julho, s/n, Campo Grande. Telefone: 3117-4844.
Data: até 31/08/2011 (inscrições). Audições: 03/09/2011, sab, 10h
Inscrições gratuitas

O Neogibá abre vagas para novos integrantes, e as inscrições para o processo seletivo vão até 31 de agosto, para crianças e jovens de até 23 anos. Os interessados devem ter conhecimento musical e tocar um dos seguintes instrumentos de orquestra: violino, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, fagote, trompa, trombone e percussão.
As inscrições são gratuitas, e feitas através do site www.neojiba.org/participe. 
O candidato deve ter disponibilidade para se dedicar aos ensaios, oficinas e aulas do programa, que ocorrem no turno vespertino. As audições acontecem no Teatro Castro Alves dia 3 de setembro. 
Para maiores informações, os interessados podem mandar um email para escolar@neojiba.org.
Texto extraído de um post de Eudes Benício,  publicado em 27 de agosto de 2011
A Orquestra Juvenil Neojibá foi criada em setembro de 2007. 
Seu diretor fundador e regente titular é o pianista e maestro Ricardo Castro que, a convite da Secretaria de Cultura do Estado, implanta há quatro anos na Bahia um sistema de orquestras juvenis e infantis inspirado no aclamado “El Sistema” ,da Venezuela. 
O concerto inaugural da J2J foi em outubro de 2007 sob a regência do maestro venezuelano Manuel López Gómez, enviado na ocasião pelo FESNOJIV (Fundación del Estado para el Sistema Nacional de Orquestas Juveniles y Infantiles de Venezuela). 
A orquestra é composta por 90 integrantes de 11 a 25 anos de idade e ensaia diariamente nas dependências do Teatro Castro Alves de Salvador sob a supervisão de Ricardo Castro. 
Tem realizado diversas apresentações públicas no Brasil e recebe constantemente monitoria de regentes e solistas de renome internacional. Em 2009, a J2J se apresentou no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e realizou sua primeira turnê nas principais capitais do Nordeste brasileiro. Em setembro participou de intercâmbio pedagógico com o FESNOJIV em Caracas, Venezuela.

(Notícia postada aqui)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »