Considero como exercícios básicos para contrabaixistas iniciantes, aqueles de “resistência” física e “fortalecimento” dos dedos. Para tocar contrabaixo não se usa a força, mas sim o peso do corpo. E como o peso peeesa!!
Na minha opinião, uma “ginástica contrabaixística” é fundamental para os alunos iniciantes de contrabaixo:

a) Posicione a mão esquerda no contrabaixo colocando os quatro dedos sobre a 1ª corda (sol) sem apertá-la. Coloque a mão com peso sobre a corda, procurando “descansar” a mão sobre a corda, como se direcionasse o peso do braço para o cotovelo. Faça isso sem levantar o ombro. O polegar não “empurra” o braço do instrumento. Ele só se apóia no braço. Se ele fizer “força” para cima, terá também que “lutar” contra o peso de quatro dedos e um braço, que estão fazendo peso para baixo. Procure deixar a mão flexível nesse exercício. A mão dura é colega do braço duro e do ombro levantado e, a longo prazo, são todos inimigos do contrabaixista;

b) Com a mão e os quatro dedos pesados sobre a corda, conte até três e tire-os da corda, mantendo a posição (sem levantar demais a mão e sem desfazer a posição no ar). Refaça o movimento, colocando os quatro dedos pesados sobre a corda, conte até três e aí levante os dedos mindinho e anular (dedos 3 e 4) ao mesmo tempo, só que devagar, procurando “passar” o peso dos dedos que levantaram para os dedos que continuam na corda. Não levante demais os dedos e não os deixe duros.

É importante manter o relaxamento da mão nesse exercício.
Aí, conte até três e tire a mão da corda.
Refaça o movimento todo, conte até três com os quatro dedos na corda, levante os dedos 3 e 4 ao mesmo tempo, conte até três e levante o dedo médio (dedo 2) devagar, procurando “passar” o peso dos dedos que levantaram para o dedo que continua na corda.
Não levante demais os dedos e não os deixe duros.
É importante manter o relaxamento da mão nesse exercício.
Aí, conte até três e tire a mão da corda. Faça a série toda umas três vezes, no máximo.

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »