Quando comecei meus estudos, Sandrino Santoro me orientou a usar o 1-2-4. Ele mesmo usava 1-3-4. Os alunos mais antigos dele (tipo uma “geração” antes da minha) também usavam 1-3-4.

Acho que o 1-2-4 facilita a fazer o trinado com o dedo 4 porque o dedo 3 dá um “apoio” operacional, mas o que me motivou mesmo a usá-lo, foi que tenho uma ótima abertura do primeiro para o segundo dedo, e os acho dedos mais “fortes”.

A minha abertura do dedo 3 para o dedo 4 é boa, mas o dedo 4 para tocar sozinho precisaria de um fortalecimento extra… Mesmo assim, quando operei a mão esquerda, passei uma boa temporada tocando com 1-3-4, porque não conseguia colocar o segundo dedo na corda.

E mais dia menos dia, sabemos que acabaremos tocando com todos os dedos, seja com 1-2-4 na região grave/média, 1-2-3 na região média, e polegar (capotasto)-1-2-3 na região aguda… Esse lance de dedilhado é uma questão maior de estudo e costume.
Sandrino também falava que o 1-2-4 afinava melhor que o 1-3-4, mas isso eu nunca cheguei a comprovar…

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »