Acho que as alturas mudam e as referências também se você toca em pé ou sentado.
Fui experimentar isso agora para ter uma idéia do que escrever a respeito.
Parece que a altura do contrabaixo varia de escola para escola. Normalmente, pelo o que tenho visto, as escolas de arco alemão costumam usar o contrabaixo com o espigão baixo e as escolas de arco francês costumam usar o contrabaixo com o espigão um pouco mais alto, não sei por quê. Acho que isso é uma questão de tradição mesmo.
Sempre ouvi dizer que a referência de altura é dada pela orelha (minha escola é italiana).
Toco sentada, mas procuro manter o 1º dedo na 1ª posição (lá na 1ª corda) alinhado com a pontinha da orelha. Lógico, que com o tempo isso é feito automaticamente…
Com o contrabaixo em pé, essa “referência” muda, porque o instrumento fica mais alto. Aí, o importante é manter as cravelhas afastadas da cabeça, para você não levar uma trauletada quando estiver tocando cheio de inspiração!…
Com o contrabaixo em pé, costumo alinhar o 1º dedo na 2ª posição (si bemol na 1ª corda) com a pontinha da orelha.
Como sou baixinha, toco com o instrumento alto, para poder tocar com o arco entre o espelho e o cavalete e ter mais som. Se eu tocasse com o contrabaixo baixo, só conseguiria tocar em cima do espelho, o que chamamos de “sul tasto” (sobre o espelho), e o som é bem pequeno nessa região.
Mesmo com o contrabaixo alto, eu o inclino mais para poder ter a referência com a orelha, ok?

Licença Creative Commons
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

« »